sexta-feira, 15 de julho de 2011

PLANEJAMENTO EM PRÁTICA NO CRAS:


REUNIÃO E VISITAS ÀS FAMÍLIAS PARA CADASTRO
É O PAIF SENDO DESENVOLVIDO

Se você tem interesse em montar seu próprio computador, não comece sem antes entender como funcionam os componentes. Esta apostila ensina todos os passos para a montagem de um PC, apresentando também tópicos sobre manutenção e problemas mais comuns. Escolha os melhores componentes, entenda como todos funcionam e se integram, compare dispositivos, configure sua máquina e monte seu próprio computador com sucesso. É com esse pensamento que o CRAS irá desenvolver o curso de duas semanas com o Insituto Feijó-IFA em Montagem e manutenção de computadores.


Um outro trabalho que está sendo desenvolvido no CRAS é o PAIF. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. É um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. 

Dentre os objetivos do PAIF, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.O PAIF tem como público famílias em situação de vulnerabilidade social. 

São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem aos critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade. Suas ações são desenvolvidas por meio do trabalho social com famílias, apreendendo as origens, os significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas, contribuindo para sua proteção de forma integral.O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico. 

Muitos educandos...

  
Atenção na explicação...

Jarbas detalha como será o curso...

Duas semanas é a duração do curso...

Sala lotada de educandos...

Faço também as visitas às famílias...

Estagiária de Ação Social dá uma mãozinha também.

Por: Blog do CRAS 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário